top of page

Biografia

       Nos idos de 2000, surgia a banda Labyrinth Spell, impulsionada por uma profunda ânsia pelas trevas, escuridão, satanismo, paganismo, conhecimento e caos. Nesta época, tocar Black Metal nos moldes nórdicos no Brasil era um desafio e tanto, uma vez que o estilo era ainda bem desconhecido, sem o advento da internet e de divulgações massivas, acessível apenas a poucas pessoas que realmente apreciavam a nobre arte negra. A cena europeia já dava seus primeiros sinais de decadência, mas por aqui no Brasil, ainda tínhamos muita força e lenha para queimar. Apesar das influências musicais e ideológicas oriundas dessas longínquas e frias terras, a banda também possuía sua própria identidade, busca pessoal e objetivos sólidos. Primando sempre por uma sonoridade e filosofia próprias, ao mesclar o Black Metal Tradicional com Folk Metal, acessível apenas a pessoas seletas, fazíamos jus a tudo o que o verdadeiro Black Metal pregava quando de seu surgimento e solidificação.

 

         Nestes tempos, nossos ensaios eram verdadeiros rituais, repletos de magia e misticismo, ou seja, criávamos um clima todo especial para nos reunirmos, quer fosse em estúdio ou locais ermos como florestas, montanhas, cachoeiras, praias desertas, com velas, incensos, fogueiras, tochas e todo aparato de guerra. Os encontros traduziam-se em uma irmandade que buscava valores e ideais totalmente opostos aos encontrados nessa sociedade decadente e pútrida, pois sempre exaltamos e buscamos a força, a individualidade, o conhecimento, a sabedoria oculta, natural e não subserviência ao que quer que seja.

 

      Em meados de 2001, após alguns percalços e com muita determinação, a banda conseguiu solidificar uma formação que possibilitaria a gravação de seu primeiro Demo CD chamado “The Labyrinth Spell”. Tal formação compôs-se de 5 integrantes: Nephal (Guitarra), Avernalis (Guitarra e Teclado), Kern (Baixo), Wyrd Albiorix (K.W.V.A. - Vocal) e Kirius (Bateria). Este artefato fora constituído com muito esforço e dificuldades, uma vez que naqueles tempos as condições para produção de um material de qualidade no Brasil, especialmente no estado do Espírito “Santo”, eram precárias. Não haviam estúdios qualificados para que um material à altura de nossos anseios viesse à tona, além também da nossa inexperiência em inúmeros aspectos, tanto em quesitos musicais, quanto em quesitos de gravação. Independentemente disso, fomos em frente e registramos todo o sentimento e fúria daquela época, músicas que se concretizaram em 3 estúdios diferentes e lançamento o qual fora repassado para pouquíssimos aliados e irmãos em armas e que até hoje se mantém envolto em mistério e completamente underground.

 

        Após o lançamento da Demo “The Labyrinth Spell”, a banda foi obrigada a encerrar suas atividades por um bom tempo, pois dois de seus integrantes deixaram as terras capixabas e foram em busca de outros objetivos pessoais. Mesmo assim, o sentimento prevaleceu, pois todos à sua maneira continuaram a trilhar a caminhada de sombras e sabedoria, envolvidos em outros projetos, bandas e experiências individuais que acabaram por amadurecer e nos elevar ao patamar e mentalidade que temos hoje em dia.

 

       Portanto, a banda acabou caindo no esquecimento e ficou vários anos adormecida, até que por volta de 2009, Nephal e Avernalis decidiram novamente retomá-la, com uma proposta ainda sim embasada nos mesmos ideais de quando de seu surgimento, mas também fortalecida pelos anos de experiência e sabedoria adquirida por alguns de seus membros fundadores. Logo, novos guerreiros foram convocados para que este ideal pudesse ter seu próximo capítulo. Assim sendo, em 2010, a Demo “DCLI” foi assim lançada e a chama novamente se acendeu. Todo o processo aconteceu de maneira independente, subterrânea, onde as músicas foram gravadas e mixadas no estúdio de Avernalis. A formação responsável pela gravação da Demo “DCLI” foi: Nephal (Guitarra), Avernalis (Bateria e Violão), Thrymr (Guitarra) e Duk (Vocal).

 

       Após o lançamento dessa nova Demo, a banda engajou-se ainda mais na composição das músicas que fariam parte do disco “Mountains Enthroned”. Sentimos também a intensa necessidade de convocar um baixista que se adaptasse às ideias e musicalidade do Labyrinth Spell. Sendo assim, o Baixista Laurus Henfestus juntou-se a nós e finalmente a formação tornara-se completa. Consequentemente, alguns convites surgiram para que a banda se apresentasse ao vivo, coisa que ainda não havia acontecido.

 

       No início de 2013, temos a saída do Baixista Laurus e a entrada de Pagan Warrior, que veio acrescentar grande poder, tanto ideológico quanto musical à banda. Sua participação fora fundamental na concretização do CD “Mountains Enthroned” e em todo processo que tem acontecido desde então.

 

      Assim sendo, neste mesmo ano, a banda concluiu a gravação do Debut Álbum “Mountains Enthroned” que sem sombra de dúvidas fora um momento muito especial e divisor de águas na história do Labyrinth Spell. Após tantos anos, batalhas e percalços, finalmente o primeiro CD da horda havia sido lançado, e em grande estilo (primeiramente em uma prensagem limitada pela própria banda, de maneira totalmente independente, e no ano de 2014 em parceria com o Selo Vacula Productions da Ucrânia). Este feito nos proporcionou uma visibilidade jamais alcançada anteriormente, não apenas a nível nacional, mas também mundial, além de nos trazer um material de excelente qualidade e conteúdo. O CD foi gravado com a seguinte formação: Nephal (Guitarra), Avernalis (Bateria), Thrymr (Guitarra), Duk (Vocal) e Pagan Warrior (Baixo).

 

      Com a divulgação dos dois trabalhos, tanto da Demo “DCLI” e do CD “Mountains Enthroned”, os convites para apresentações ao vivo apareceram rapidamente. Logo, a banda participou de alguns eventos extremamente importantes entre o ano de 2011 e 2014: Em Governador Valadares – MG (4º Chamas Impuras - 09/04/2011); Em Belo Horizonte – MG (O Despertar dos Guerreiros Noturnos V – 21/01/2012); Em Governador Valadares – MG (Metal Blast 4 – 19/10/2013); Vitória-ES (Metal Devastation Fest 15 – 23/11/2013); São Paulo – SP (Bestial Holocaust III – 11/10/2014).

 

        Como tudo que evolui e progride, a banda se viu imersa em alguns conflitos que culminaram na saída do Vocalista Duk no segundo semestre do ano de 2014. Então, novamente K.W.V.A. (Wyrd Albiorix) fora chamado para voltar a ocupar o posto de vocalista, após um hiato de aproximadamente 13 anos desde o término das atividades da banda em 2002. Tal acontecimento teve seu ápice no evento Bestial Holocaust III ocorrido em São Paulo – SP no dia 11/10/2014. A banda realizou uma grande apresentação, mesclando assim seu repertório antigo com as músicas recém-gravadas, resgatando um espírito e um ideal que se iniciou há muitos longos anos, uma vez que tal apresentação reunira três membros da formação original, cuja mesma fora responsável pela gravação da primeira Demo da horda. O evento foi tão marcante, que decidimos utilizar sua filmagem para o lançamento de um DVD que em breve estará disponível aos nossos confrades e admiradores.

 

        Ao final do ano de 2014, o Guitarrista Thrymr também anuncia sua saída da banda, por motivos de ordem pessoal e assim Pagan Warrior assume o posto. Para o Baixo, convocamos Wanax Lawageto que desde então se juntou à horda, para darmos continuidade ao processo de composição e ensaios de nosso novo álbum, que tem previsão de ser gravado no ano de 2016.

 

       Uma chama oculta e magnífica que se acendeu há mais de 15 anos prevalece e mantém-se cada vez mais forte e incessante, e assim como nós lutamos pelos ideais e manutenção do Black Metal em seu sentido mais poderoso e negro, assim o Labyrinth Spell tem seguido tal jornada, envoltos em Destemor, Glória, Poder e Fúria! Sim, somos a transformação constante, a busca eterna pelo conhecimento, a espiral entrópica que expande e devasta sem fim!

 

   Line Up - Labyrinth Spell 2020

 

*Nephal (Guitarra)

*Amazarack (Bateria)

*King Wyrd Vryl Albiorix (Vocal e Temática)

*Pagan Warrior (Guitarra)

*Paganvs (Baixo)

 

 

RETORNO

bottom of page